Na última sexta-feira (18/11), a CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes 2023 com a atualização anual das posições dos clubes e das federações.
O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais.
Campeão da Copa Intelbras do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, o Flamengo está pelo terceiro ano consecutivo na primeira posição, com 17.210 pontos. Atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras vem na sequência, em segundo lugar, com 14.458 pontos.
Entre os times que mais subiram, está o Fluminense, que aparecia na 12º colocação e agora está na 6º após o terceiro lugar no campeonato brasileiro.
Federações
Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF o Ranking de Federações, que classifica as entidades estaduais a partir da pontuação de seus times filiados. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol.
Amazonas
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) foi superada pela Federação Piauiense e caiu para o 19º lugar, das 27 integrantes.
Entre os clubes, o Manaus FC é o amazonense mais bem colocado, ficando na 50ª posição.
Além do Gavião do Norte, Fast Clube (108º), São Raimundo (135º) e Amazonas (138º) vêm na sequência. O Amazonas FC, classificado para a Série C de 2023, subiu mais de 100 posições desde o último ranking, em 2022.
Penarol(149º) e Nacional (217º) perderam posições e o Princesa do Solimões não faz mais parte do ranking da entidade.