Gustavo dos Santos, arqueiro da etnia Karapãna, faz parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.
Gustavo é natural da comunidade Nova Cannã, nas margens do Rio Cuieiras, no interior do Amazonas, e começou a praticar arco e flecha em 2014 por meio de um projeto esportivo local.
Sandro Viana, o coordenador do projeto e medalhista olímpico, afirmou que o investimento do governo no esporte indígena é evidenciado pela participação de Gustavo no projeto e sua posição como segundo melhor atleta do Brasil no tiro com arco.
Ele já ganhou vários títulos, incluindo medalhas no Campeonato Brasileiro em 2018 e nos Jogos Sul-Americanos em 2018, onde ganhou a medalha de prata na Bolívia, e ficou em quarto lugar nas classificatórias para as Olimpíadas de Tóquio.
Gustavo participará da seletiva para o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em maio, que é uma etapa classificatória para o Campeonato Mundial de Tiro com Arco na Colômbia e Paris, que ocorrerá em junho e julho.
Em dezembro, haverá uma competição nacional em Maricá (RJ), onde os três melhores no ranking se classificarão para a Seleção Olímpica Brasileira de Tiro com Arco.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento