A quinta edição da maior corrida de rua do Norte do Brasil, a Maratona Internacional de Manaus, reuniu cerca de 7 mil corredores de vários lugares do mundo nas primeiras horas deste domingo (17), na Praia da Ponta Negra.
Iniciada às 4 horas da manhã, a corrida aconteceu com percursos e diferentes desafios de 42, 21, 10 e 5 quilômetros.
O vencedor da prova de 42 quilômetros foi José Maria Arruda de Almeida com o temo de 02:29:54 (Equipe Amper Elinsa) e o vice campeão Leandro Silva Costa – 02:33:26 (Equipe Traca Runners)
Os participantes tiveram um percurso passando por diversos cartões-postais de Manaus, como a ponte Rio Negro, o Teatro Amazonas e a Arena da Amazônia, entre lugares.
Corredor, o prefeito David Almeida marcou presença e cumpriu os 10 quilômetros. A corrida foi realizada pela To Goal Sports, meio da Fundação Manaus Esporte (FME) da Prefeitura de Manaus.
"Manaus entra para o centro internacional de maratonas. Uma grande maratona, a quinta edição. É uma organização profissional e com participação maciça do público. Isso demonstra que Manaus está habilitada para sediar eventos de grande porte como esse. Parabéns aos organizadores, e a Prefeitura de Manaus incentiva essa iniciativa", disse o prefeito.
Programada inicialmente para outubro, nas ações de aniversário da cidade, a Maratona Internacional de Manaus precisou ser adiada por conta da fumaça que assolou o Estado naquele momento. Contudo, o evento foi remanejado e concluído com sucesso na reta final do ano.
A Maratona Internacional de 2023 também foi especial, pois marcou o primeiro evento esportivo de grande magnitude após a escolha de Manaus como "Cidade Sul-Americana do Desporto" de 2024, recebido em Bruxelas, na Bélgica, na última semana.