22/07/2024 +55 (92) 984094522

Giro Nacional

Categorias de base do Palmeiras brilham sob o comando de Abel Ferreira

Por Giro do Esporte 10/07/2024 às 12:06:31

Foto: Palmeiras/Divulgação

As categorias de base do Palmeiras têm sido uma peça fundamental na estratégia de Abel Ferreira. Nos últimos quatro anos, o técnico promoveu 27 jogadores formados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, ao time principal.

Após o clássico contra o Corinthians, Abel quebrou um recorde ao utilizar oito jogadores revelados na base no mesmo jogo. Entre os titulares estavam Vitor Reis, Naves, Fabinho, Gabriel Menino e Estêvão, e, durante a partida, entraram Jhon Jhon, Vanderlan e Garcia. A vitória sobre o maior rival foi conquistada com gols de Fabinho e Vitor Reis, enquanto Estêvão decidiu os dois jogos anteriores.

A mais recente estreia é de Luighi, atacante de 18 anos, que jogou pela primeira vez na vitória contra o Bahia. Abel Ferreira destacou a importância do trabalho de formação em Guarulhos e defendeu sua estratégia de apostar nos jovens talentos, apesar das críticas recebidas.

"O Palmeiras tem base há muitos anos, mas é preciso coragem para apostar. O trabalho feito na base é muito bom, mas depois é preciso subi-los e ter a coragem de apostar neles. Vitor, Naves, Fabinho, Jhon Jhon e outros tantos... É um trabalho feito por todos: pela base, pela comissão principal, psicólogos, nutricionistas, por Barros, Leila...", afirmou Abel Ferreira.

O técnico lançou diversos jogadores em diferentes posições durante seu comando. Entre os zagueiros estão Henri, Lucas Freitas, Michel, Naves e Vitor Reis. Laterais como Garcia, Lucas Sena, Ian e Vanderlan também tiveram suas oportunidades. No meio-campo, Abel promoveu Fabinho, Jhon Jhon, Kauan Santos, Luis Guilherme, Pedro Bicalho, Pedro Lima e Yago Santos. No ataque, foram lançados Aníbal, Endrick, Estêvão, Fabrício, Giovani, Kevin, Luighi, Marcelinho, Newton, Pedro Acácio e Vitinho.

Além dos 27 novos jogadores, outros 12 jovens já integravam o elenco e receberam oportunidades, totalizando 39 atletas promovidos. O ano com maior número de jovens utilizados foi 2021, com 27 estreias.

Atualmente, o volante Patrick e o zagueiro Benedetti estão sendo preparados para suas estreias. Com desfalques por lesões, convocações e suspensões, os jovens jogadores têm ganhado cada vez mais espaço no time principal.

A aposta de Abel Ferreira nas categorias de base tem mostrado resultados positivos e reforça a importância do trabalho contínuo de formação de talentos no Palmeiras.

Comunicar erro
Comentários