Neste domingo (1º), a Fórmula 1 disputa o GP da Itália, a 16ª corrida da temporada 2024. A corrida acontecerá sob condições de calor intenso, com previsões de temperaturas superiores a 30°C, o que pode impactar o desgaste dos pneus.
A largada está programada para 15h locais (10h em Brasília, GMT-3). Neste horário, a previsão é de sol com algumas nuvens, com a temperatura ambiente em 33°C e sensação térmica de 35°C.
A umidade relativa do ar estará em 37%, e os ventos soprarão a 7 km/h, com rajadas de até 15 km/h. Às 16h locais (11h em Brasília), quando a corrida estiver na metade, a temperatura deve subir para 34°C, mantendo a sensação térmica em 35°C.
A cobertura de nuvens aumentará para 41%, e a umidade relativa do ar cairá para 35%. Os ventos permanecerão estáveis em termos de velocidade e rajadas.
De acordo com o serviço de meteorologia AccuWeather, a primeira fila será composta inteiramente por pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, enquanto George Russell da Mercedes partirá em terceiro.
Max Verstappen, da Red Bull, largará apenas em sétimo, após enfrentar dificuldades com a aderência dos pneus no Q3.