Piastri conquistou segunda vitória na temporada e a primeira da McLaren no Bahrein. Foto: Altaf Qadri/AP
Oscar Piastri garantiu uma vitória tranquila no GP do Bahrein, neste domingo (13), ao dominar a prova de ponta a ponta.
O australiano da McLaren conquistou seu segundo triunfo na temporada 2025. George Russell (Mercedes) foi o segundo, e Lando Norris (McLaren) completou o pódio em terceiro.
Gabriel Bortoleto teve mais um fim de semana difícil e terminou em 19º, atrás do companheiro de equipe Nico Hülkenberg (13º). O brasileiro ainda relatou problemas no carro e segue sem pontuar na temporada.
Piastri manteve a liderança logo na largada. Norris, que saiu da sexta posição, teve um início excelente e chegou ao top-3, mas foi punido com 5 segundos por erro no posicionamento da formação. Bortoleto perdeu posição para Lance Stroll e caiu para 19º.
Com pneus macios, vários pilotos anteciparam suas paradas. A Red Bull apostou em estratégia diferente com Verstappen, que trocou direto para os duros, mas a tática falhou após problemas nos boxes com ele e Tsunoda.
Piastri reassumiu a liderança após as paradas, seguido por Russell e Norris. Houve destaque também para Ocon (Haas), que largou em 14º e chegou ao top-6, e para o novato Antonelli, com boas ultrapassagens.
Hamilton brilhou com várias ultrapassagens, incluindo sobre Antonelli, Ocon e Verstappen. Já Antonelli e Hadjar foram advertidos por abusar dos limites da pista.
Um toque entre Tsunoda e Sainz gerou detritos na pista e a entrada do safety car na volta 32. Após a relargada, Norris e Leclerc travaram forte disputa pela terceira colocação. Leclerc chegou a empurrar Norris para fora da pista, mas o britânico fez bela ultrapassagem por fora e recuperou a posição.
Lawson foi punido por atingir Hülkenberg, enquanto Sainz abandonou a corrida com danos no carro após o toque com Tsunoda. Bortoleto seguiu com ritmo fraco e não conseguiu recuperar posições.
Nas voltas finais, Norris pressionou Russell pela segunda posição, mas não conseguiu a ultrapassagem. Mesmo assim, a McLaren celebrou a dobradinha no pódio com Piastri e Norris.
O domínio de Piastri foi claro: cruzou a linha de chegada com mais de 14 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
LEIA MAIS: