Foto: Josep Lago/AFP
A ideia até surgiu, mas ficou só na conversa. O Barcelona decidiu que não vai tentar disputar o novo Mundial de Clubes da Fifa, mesmo com uma brecha que poderia colocá-lo na vaga deixada pelo León, do México.
O time catalão cogitou sim fazer um pedido formal à Fifa caso fosse campeão da Champions League, o que abriria um argumento para entrar na disputa do Mundial de 2025. A direção, especialmente o presidente Joan Laporta, até se animou com a possibilidade.
O problema? Era muita dor de cabeça para pouca certeza. A Fifa já preencheu todas as vagas da Europa com os últimos campeões da Champions e os clubes mais bem colocados no ranking. E como o León foi retirado do torneio, ainda não ficou claro qual time herdaria essa vaga.
+ Leia Mais: Melhores creatinas em 2025: aumente sua performance nos treinos
Além disso, o Barcelona já tem a pré-temporada fechada com dois amistosos importantes na Ásia, em julho. O time vai encarar FC Seoul e outro clube sul-coreano ou japonês. Essas partidas acontecerão no mesmo período em que o Mundial estaria rolando.
Ou seja, mesmo que o Barça conseguisse uma vaga e chegasse à final do Mundial, a equipe mal teria tempo para descansar entre as temporadas. O elenco ficaria espremido entre torneios, viagens e ainda por cima, sem férias.
Agora, o foco do clube está em brigar pela vaga no Mundial de Clubes de 2029. E pra isso, basta conquistar a Champions atual. O Barça está bem no torneio e vem sendo apontado como um dos favoritos.
Se levar o título, aí sim a vaga no próximo Mundial estará garantida sem precisar de brechas ou pedidos especiais.
LEIA MAIS: