Você sabia que as unhas podem mostrar sinais de problemas de saúde? Mudanças na cor, espessura, forma ou textura não são apenas estéticas elas podem indicar desde falta de vitaminas até doenças mais graves, como infecções ou câncer.
É importante ficar atento a qualquer mudança na aparência das unhas. Veja abaixo quatro alterações comuns que merecem atenção:
Unhas fracas, quebradiças, descamando ou com rugosidades são queixas frequentes. Em muitos casos, o problema está ligado ao envelhecimento natural. Mas outras causas incluem:
Problemas de circulação (como varizes)
Doenças da tireoide ou diabetes descompensado
Anemia por falta de ferro
Psoríase, dermatites alérgicas ou até a gravidez
O uso frequente de produtos químicos, o hábito de retirar a cutícula e o uso de certos medicamentos, como quimioterápicos, também podem prejudicar as unhas. Por isso, mudanças nos hábitos e no estilo de vida podem ajudar no tratamento.
+ Leia Mais: Melhores creatinas em 2025: aumente sua performance nos treinos
Manchas brancas costumam surgir por uso contínuo de esmaltes, que ressecam a unha. Já manchas roxas ou vermelhas geralmente indicam pequenos traumas.
Alterações mais escuras, como manchas marrons ou pretas, podem ser um sinal de melanoma, um tipo de câncer de pele.
Nesse caso, é fundamental procurar um dermatologista. Um detalhe importante: tumores costumam afetar apenas uma unha, enquanto problemas sistêmicos aparecem em várias ao mesmo tempo.
É comum em quem pratica esportes ou sofre pequenos traumas. Mas a principal causa é a micose, que começa com um pequeno descolamento e pode se espalhar se não for tratada. A unha se solta da pele e a condição pode piorar com o tempo.
A unha pode ficar endurecida, com uma "massinha" acumulada por baixo outro sinal típico de micose. O tratamento envolve lixar a unha para facilitar a penetração de medicamentos antifúngicos. Quanto mais cedo for tratado, melhor.
Além das alterações acima, unhas também podem sofrer com infecções por fungos, bactérias ou vírus. Elas causam vermelhidão, dor, pus ou verrugas (no caso do HPV). O tratamento depende da causa e deve ser feito com orientação médica.
Dica final: Se você notar qualquer alteração nas unhas, procure um dermatologista. Muitas vezes, o problema é simples, mas pode ser o primeiro sinal de algo mais sério.
*Com informações Agência Einstein
LEIA MAIS:
Fonte: Agência Einstein