Athletic-MG e Ferroviária garantiram, no último fim de semana, as últimas vagas para a Série B 2025, completando o grupo dos quatro times que conquistaram o acesso.
Volta Redonda e Remo já haviam assegurado a classificação antecipadamente. Cada um dos novos integrantes traz uma história particular com a segunda divisão do futebol brasileiro.
O Athletic-MG fará sua estreia na Série B, marcando uma rápida ascensão no cenário nacional. Em apenas seis anos, o time de São João del Rei saiu da última divisão mineira, tornou-se uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e conseguiu dois acessos consecutivos no Campeonato Brasileiro.
A Ferroviária, de Araraquara, também comemora o retorno à Série B após 30 anos. O time paulista, que subiu da Série D para a Série C em 2023, emplacou mais um acesso em 2024, confirmando sua vaga na segunda divisão após três décadas de ausência. A última participação da equipe havia sido em 1995.
Já o Volta Redonda volta à Série B após 27 anos. A equipe carioca, que vinha disputando a Série C desde 2016, finalmente conquistou o acesso após bater na trave nas últimas temporadas. Depois de alcançar o quadrangular final em 2022 e 2023, o time garantiu o retorno à segunda divisão nacional.
O Remo, por sua vez, é o time que passou menos tempo fora da Série B. Rebaixado em 2021, o clube paraense não conseguiu avançar nas primeiras fases da Série C em 2022 e 2023, mas recuperou o lugar na "Segundona" neste ano.
Os acessos de Athletic-MG e Ferroviária no Grupo C, com 10 pontos cada, foram decididos pelo saldo de gols, com o time mineiro levando a melhor. Volta Redonda e Remo subiram pelo Grupo B, com 12 e nove pontos, respectivamente.
Esses clubes ocuparão as vagas dos rebaixados à Série C, onde Guarani, Brusque, Ituano e Botafogo-SP ocupam o Z-4, mas outras equipes como Paysandu, CRB, Chapecoense e Ponte Preta ainda correm riscos nas últimas rodadas da Série B