23/02/2024 +55 (92) 984094522

Últimas Notícias

Governo do Amazonas anuncia pacote de R$ 8 milhões para incentivar atletas de níveis e modalidades diferentes, incluindo olímpicos

Dentre os projetos, 14 atletas com √≠ndices pr√©-ol√≠mpicos receberão incentivos para que possam se preparar para representar o estado nas Olimp√≠adas de Paris

Por Giro do Esporte 03/03/2023 às 15:49:44

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (03/03), um pacote de investimentos na √°rea esportiva que soma R$ 8,4 milhões para incentivar atletas e a realização de pr√°ticas de esportes por crianças e jovens. O planejamento inclui o lançamento dos projetos Formando Campeões e Amazonas nas Olimp√≠adas de Paris 2024, com o apoio imediato a 14 atletas amazonenses pré-ol√≠mpicos.

Na oportunidade, o governador do Amazonas anunciou o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022. Também faz parte do pacote a ampliação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci. O an√ļncio dos investimentos, que serão executados pela Fundação Amazonas de Alto Redimento (Faar), aconteceu na Vila Ol√≠mpica, zona centro-oeste de Manaus, que recebeu ainda uma nova quadra de areia para pr√°tica do futevôlei.

Amazonas nas Olimpíadas de Paris

Inicialmente, 14 atletas com √≠ndices pré-ol√≠mpicos receberão incentivos do Governo do Amazonas para que possam se preparar para representar o estado nas Olimp√≠adas de Paris 2024, nas modalidades westling, lançamento de dados, arremesso de peso, basquete 3x3, arco e flecha e natação. O intuito é viabilizar condições de treinamento e preparação para atletas se tornarem aptos para as competições.


Bolsa Esporte

Wilson Lima deu in√≠cio ao pagamento do edital Bolsa Esporte Estadual 2022, que visa contribuir para formar mais atletas amazonenses no cen√°rio nacional e internacional. Serão contemplados 89 atletas, desde a base, paratletas, de alto rendimento e alto rendimento ol√≠mpico. O novo edital – Bolsa Esporte 2023 – deve ser lançado neste semestre.

Formando campeões

Outro novo projeto anunciado, o Formando Campeões, tem o objetivo de apoiar a formação de mais de 500 jovens de diferentes zonas da capital com potencial competidor por meio da inclusão de crianças e adolescentes à pr√°tica do esporte, na modalidade de lutas marciais, auxiliando no desenvolvimento f√≠sico, ps√≠quico e social.

+Pelci

O +Pelci passa a alcançar 15 mil jovens e crianças em todo o Amazonas. São 5 mil a mais, além dos 10 mil j√° atendidos por meio dos projetos Mais Futevôlei nos Bairros, Escolinhas nos Bairros e Campeões da Vila que fazem parte do +Pelci. Durante o an√ļncio dos investimentos, o governador inaugurou a quadra de areia da Vila Ol√≠mpica de Manaus, especialmente para a execução do projeto Mais Futevôlei nos Bairros.

Em apenas um ano de exist√™ncia, o +Pelci, com a ampliação, se torna o maior projeto socioesportivo do Brasil. Atualmente, o programa atende 35 n√ļcleos na capital e seis polos do interior nos munic√≠pios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humait√°, Codaj√°s, Envira e Fonte Boa.

As inscrições iniciam a partir do dia 6 de março para as rematr√≠culas de alunos que j√° fazem parte dos projetos e para novos alunos as inscrições iniciam no dia 13.

Só no projeto Campeões da Vila serão 1,2 mil novas vagas para alunos de 8 a 17 anos, em atividades como atletismo, basquete, futsal, gin√°stica art√≠stica e r√≠tmica, handebol, judô, t√™nis de mesa, voleibol e xadrez. A novidade deste ano é para os atletas que tenham interesse em ingressar nas modalidades de natação (avançada), kart indoor e arco e flecha.

Fonte: Assessoria de comunicação Governo do Amazonas

Comunicar erro
Coment√°rios